Casais de Sucesso

30/06/2012 16:32

 

Hoje vamos focar um pouco mais no casamento, mas mesmo você que não está casado(a) pode aprender porque são boas dicas que podem ser aprendidas hoje. Claro que até chegar no casamento passamos pelo namoro, noivado e só depois casamos. Como tudo começa no namoro, aqui no blog você poderá encontrar vários estudos sobre um bom padrão de namoro cristão que adora a Deus. Saiba que esta escolha, feita no namoro, é a 2ª mais importante na sua vida, porque você está escolhendo a pessoa que irá ficar com você pelo resta de suas vidas. Então seja sábio(a) e entenda seu tempo, não queira se apressar porque seus amigos(as) estão namorando e você não.
 
Neste post aqui você pode encontrar vários estudo para ajudar nessa fase! Ok?
 
Vamos lá!
 
 
“O que precisamos para um casamento dar certo?
 
 
 
Para o casamento começar a dar certo é necessário deixar e isso significa:
 
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24
 
Deixar emocionalmente
Não devemos mais estar ligados emocionalmente aos nossos pais, isto não significa para de amá-los, mas sim tornar seu cônjuge a principal pessoa em sua vida.
Deixar geograficamente
“Quem casa quer casa”, acho que a pessoa que fez este ditado era cristã. A bíblia instrui, muito sabiamente, que os casados devem morar em locais separados de seus pais. Isso porque o casal está formando uma nova família, com novos padrões, jeitos, gostos e condições. E o casal tem de aprender a criar o novo jeito viver juntos sem a influência das famílias anteriores.
Deixar financeiramente
Juntamente com as emoções, o dinheiro deve ser direcionado para a nova família com prioridade, se o casal tem condição e concordar em ajudar os familiares tudo bem, mas a prioridade é o próprio sustento.
 
 
Casamento é uma sociedade, por isso não pode-se mais ter uma vida independente. O dinheiro, os bens, o corpo são coisas em comum do casal.
No casamento deve haver respeito a individualidade de cada um, isto é, respeitar o espaço de cada um. Exemplo: respeitar o futebol, o shopping, as cartas… Mas tudo com equilíbrio.
O casal deve ter uma única cultura, não mais a cultura de cada um, deve haver a identidade do casal.
O homem deve amar
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” Efésios 5:25
Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, pois nós somos membros do corpo de Cristo. Como dizem as Escrituras Sagradas: “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa.” Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja. Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido”
Feliz é o homem que ouve a sua mulher, porque elas possuem um “radar” e conseguem detectar situações ruins.
A esposa e a mulher deve respeitar e ser submissa ao homem.
“Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido.” Ef 5:22-24
 
A mulher deve respeitar e ser submissa ao marido. Este conceito é muito mal interpretado hoje, ser submisso a alguém significa estar sob a mesma missão que outra pessoa. Isso envolve confiança na direção que o outro está enxergando e caminhando. Ser submissa não é ser omissa, a mulher pode e deve expor sua opinião com respeito.
 
Casamento precisa de renúncia da vontade própria para fazer a vontade do outro.
O casamento é para fazer o outro feliz e não você mesmo.
No casamento devemos prestar contas um ao outro, com humildade, transparência e fidelidade. (Tg 5:16). Isso significa que um deve responder as perguntas do outro com paciência e humildade, não ocultando nada porque assim evitamos que encubramos o pecado. Prestar contas também é contar com a assessoria do cônjuge para evitar fazer maus negócios.
O casal deve ser cúmplice um do outro, deve se comunicar com transparência.
Casais inteligentes tem unidade e crescem juntos, eles somam todos os recursos para multiplicar e não ficam procurando motivos para dividir e subtrair.
No casamento deve haver lealdade e transparência. Quando Deus criou Adão e Eva, eles estavam nus e não escondiam nada um do outro.
Casamento é uma viagem para a eternidade. Para essa viagem ser boa precisamos de:
 
Planejamento para se equipar de acordo com a viagem. Planejar o que queremos fazer e como queremos fazer.
Para comprar uma casa, um carro, trocar móveis, viajar… Todas essas coisas são muito boas, mas é preciso se planejar para saber se o casal pode arcar com as despesas que essas ações geram. Um bom controle financeiro pode ajudar bastante o casal.
Investimento para fazer a viagem dar certo.
Tirar férias, passear, comprar presentes, ir a lugares legais, reformar a casa…  Tudo isso é investimento e investir significa gastar $, mas também significa ter retorno que no caso irá proporcionar mais alegria, intimidade e vigor, renovando o ânimo do casal!
 
Manutenção para fazer com que a viagem aconteça até o final. Aqui se encaixam amizades com outros casais cristãos, ser acompanhado por líderes mais experientes, compartilhar com eles as situações e ouvir os conselhos.
Geralmente a cada 5 anos mudamos nossa maneira de pensar, nossa forma de enxergar as coisas. Por isso deve haver muita conversa, bate papo entre o casal. Também é bom ter um casal de amigos que possam andar juntos, para nos aconselhar, compartilhar as experiências e ajudar a não errar.”
 
Gostou??? Espero que sim!
 
O casamento é uma benção e um desejo de Deus e quando Deus está no centro dele então dura para sempre!!!
 
Que você possa ser um homem/mulher de Deus para se futuro(a) cônjuge!!!! E que Deus te dê sabedoria para fazer uma boa escolha, no tempo e na condição certa!
 
Fonte: www.naomordamaca.com