Aparência x Essência

30/06/2012 16:27

 

 
Penso que hoje um dos grandes combates da humanidade não seja as guerras entre nações, disputa por fama ou tampouco Vitor Belfot e Wanderlei Silva! Em minha opinião o grande duelo existe entre a embalagem e o conteúdo, ou a aparência e a essência! Veja este texto abaixo:
 
“Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele tremendo e perguntaram: “Você vem em paz?”Respondeu Samuel: “Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo”. Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício. Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: “Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir”. O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: “O Senhor também não escolheu a este”. Então Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: “Também não foi este que o Senhor escolheu”. Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: “O Senhor não escolheu nenhum destes”. Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem? ” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue”. Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”. Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.” 1 Samuel 16:4-13
 
Para alguém ser rei precisava de alguns critérios. Geralmente era escolhido o primogênito do rei e este era treinado durante sua vida para tal função. Mesmo fugindo deste aspecto Samuel ainda se deixou levar pela aparência. Encantou-se com Abinadabe, pois era um homem do exército, tinha porte de rei. Mas nem ele, nem os outros seis que o sucederam era quem Deus tinha escolhido. O que Deus escolheu não estava ainda ali. Ele estava exercendo sua função.
 
A primeira lição que aprendemos com a escolha de Davi é que não importa onde você está ou o que está fazendo, se existe um propósito de Deus em sua vida sua hora irá chegar! Um clássico exemplo disse é a própria convocação dos discípulos. (Mt 4:18-22). Os irmãos Pedro e André estavam lançando as redes e os outros dois irmãos Tiago e João estavam consertando as redes com seu pai… O fato de estarem trabalhando não impediu que Jesus os chamasse. Jesus não escolhe preguiçoso!
 
As vezes você está em um lugar que talvez você não gostaria. Pode ser que você esteja servindo na porta, ou então servindo água… Mesmo que não haja reconhecimento onde você esteja, continue fazendo! Agora para os que não se converteram ao evangelho. Não espere você achar que tem que deixar algo, ou estar melhor, ou menos pecador para seguir a Jesus. Vem, do jeito que você está!
 
A segunda lição que temos com Davi é que não precisamos estar em um “gueto gospel” nem enfiado na igreja todos os dias para ser alguém que Deus quer. A Igreja é muito importante e estar nela nos faz corpo de Cristo. Mesmo Samuel reunindo as pessoas Davi não estava ali no culto, mas isso não quis dizer que ele não estava em obediência, ou fazendo a vontade de Deus.
 
Terceiro ponto que eu quero destacar é que Davi não tinha cara de rei, ele tinha condições pra ser rei, caráter de rei. Ele era mais baixo do que se esperava, mais fraco fisicamente do que a exigência e com menos experiência do que a necessária… Mas o coração de Davi estava em Deus. Nós fazemos nossa seleção através desses critérios. Quem tem mais títulos, quem tem mais dinheiro, quem é mais famoso ou carismático… E o que Deus leva em consideração??? Nós estamos preocupados com o que vestimos com o que vamos ganhar, o que vamos programar… Conheço um monte de gente com cara de cristão, mas com coração de ímpio… E outros que nem estejam tão politicamente ou socialmente corretos e tem um coração adorador. Pessoas com vocabulário “evangeliquês”, que sai repreendendo tudo mas que não tem autoridade para expulsar um demônio por que sua vida é podre! Sepulcro caiado! Mas se você, mesmo aparentemente não tendo condições, ou talvez nem conheça tanto ainda sobre Jesus, mas, no seu coração arde uma vontade de agradá-lo, chegou o momento que Deus diz “estou atento ao coração”. Essa é a primeira parte. Semana que vem continuamos. Uma ótima semana a todos! E não se esqueça de que Deus é muito melhor do que o que temos dito sobre Ele.”
 
Bom, acho que não preciso dizer mais nada. É muito legal ver os cristãos querendo alcançar altos lugares, posições de influência e também de status, não há nada de errado em desejar isso. Mas, a maioria destes cristãos esquece que o nosso Deus é um Deus de propósitos! Se houver um propósito em levantar alguém Ele o fará, como já fez com vários caras (Paulo, Pedro, Estevão…). Juntamente com o propósito, Deus enxerga o coração (ou a essência). Não adianta mostrar algo pra todos que não se é. Então a recomendação, para mim e para você é: seja quem você é e deixe Deus ser Deus em você!
 
Já pensei bastante nesta frase e é muito verdadeira. Uma das interpretações é de que não devemos mostrar algo que não somos.
 
Pense nisso e seja quem Deus te chamou para ser! Também aguarde o tempo certo de fazer, desenvolver, falar as coisas e lembre-se: Deus está no controle e Ele pode tudo!
 
Fonte:www.saidomuro.com